Os contratos de concessão de 21 novas linhas de transmissão de energia elétrica e de oito subestações serão assinados hoje (27/04) ás 17h, no Ministério de Minas e Energia, pelo diretor-geral da Aneel, Jerson Kelman, e por representantes das empresas privadas e estatais que, individualmente ou em consórcio, foram vencedoras dos sete lotes no leilão realizado no ano passado. A cerimônia será presidida pelo ministro de Minas e Energia, Silas Rondeau.

Somados, os empreendimentos terão 3 mil quilômetros de extensão e serão construídos em sete estados: Pará, Tocantins, Goiás, Minas Gerais, São Paulo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, além do Distrito Federal. Os prazos para a entrada em operação comercial variam entre 18 e 24 meses. A estimativa de investimentos para a construção das linhas é de R$ 2,8 bilhões e há expectativa de criação de 8.800 empregos diretos.

Desde 1998, a Aneel leiloou e autorizou 24,8 mil quilômetros de linhas de transmissão, dos quais 19,9 il estão em operação. Até o final de 2006, a previsão é energizar mais 2,1 mil quilômetros de linhas. Confira o mapa e a relação das linhas e subestações, respectivos vencedores de cada lote arrematado no leilão e das empresas concessionárias que assinam os contratos.

Aneel assina contratos de concessão para 21 novas linhas de transmissão.

Aneel

 

Site criado por desenho&design, 01 de fevereiro de 2006

Unidade da usina hidrelétrica Barra Grande
entrará em operação comercial no dia 1º de maio.

       Na próxima segunda-feira (01/05), entrará em operação comercial a terceira unidade da usina hidrelétrica Barra Grande, com 232,75 megawatts (MW) de potência. Com a nova turbina, o empreendimento passa a operar na capacidade total de 698,25 MW. As outras duas unidades, cada uma com 232,75 MW, iniciaram as atividades em novembro do ano passado e em fevereiro deste ano.
         O empreendimento está localizado no rio Pelotas, entre os municípios de Anita Garibaldi, em Santa Catarina, e Pinhal da Serra, no Rio Grande do Sul. A usina é de responsabilidade da empresa Energética Barra Grande S/A (Baesa) .
         A terceira unidade de Barra Grande
integra o montante de 5.610,3 MW que deverá ser agregado ao Sistema Interligado Nacional este ano com a entrada de novas usinas em operação comercial. Os cronogramas desses empreendimentos estão sendo cumpridos normalmente, sem restrições de caráter judicial ou ambiental. Mais informações no link Fiscalização/ Geração na página da Aneel na internet (www.aneel.gov.br)